Crème Patissière (Creme de confeiteiro) - receita Le Cordon Bleu




No último episódio do programa Masterchef Brasil, o chef Fabrice Le Nud ensinou os competidores a fazer o Crème Patissière que é utilizado como base para muitos doces da confeitaria francesa. 
No Brasil é conhecido como Creme de confeiteiro. Muito versátil, pode ser utilizado para rechear sonhos, tortas, bolos, pavês, doces de padaria e o que mais a sua imaginação permitir!

A receita original da famosa escola francesa de culinária: Le Cordon Bleu, leva um pouco de trigo e a mesma quantidade de amido de milho conforme a seguir, mas no Brasil muitas receitas utilizam apenas o amido de milho. A diferença da receita original que leva farinha de trigo é que o creme fica um pouco mais cremoso, e somente com o amido o sabor fica mais suave.

Segue abaixo a receita original, se quiser tirar a farinha de trigo é só substituir a quantidade dele por mais amido de milho. Eu fiz sem a farinha e meu creme ficou muito bom! 


Crème Patissière - Le Cordon Bleu
Ingredientes
125 g de açúcar
5 gemas
25 g de farinha de trigo
25 g de amido de milho
500 ml de leite integral
1 fava de baunilha

Em uma panela coloque para ferver o leite e as sementes da fava de baunilha, que devem ser raspadas com a ponta da faca, e a própria fava.
Em outra tigela, bata com um batedor ou fouet o açúcar e as gemas, até obter um creme claro, firme e cremoso e adicione por fim a farinha e o amido de milho.
Assim que o leite ferver, remova as favas e adicione aos poucos o leite ao creme batido, tem que ser aos poucos pois o leite quente poderá cozinhar as gemas, bata bem sem parar com o batedor ou fouet.
Volte todo o creme já misturado a panela novamente, e em fogo baixo mexa delicadamente sem parar até que o creme engrosse. Ainda mexendo deixe o creme ferver por apenas 1 minuto.
Despeje o creme ainda quente em um pirex ou assadeira, alise e cubra com um filme plástico, tomando o cuidado de deixar o filme ficar em contato com o creme para que não crie uma película no creme. Reserve o creme para que ele esfrie um pouco e então leve a geladeira até o momento de usar. Quando for usar, bata o creme na batedeira até ele ficar com uma consistência lisa e homogênea.

Duração na geladeira: até 3 dias

Use a imaginação com esse creme versátil e Bon Appétit!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PÃO CIABATTA e a farinha 00

Cestinhas de Parma com camembert