SOPAS E CALDOS para aquecer a mente e o corpo - SOPA DE ABÓBORA CABOTIÁ

Com as temperaturas mais baixas nas noites de Outono, a fome aumenta e pensar em um prato de salada para manter a dieta é impossível, pelo menos para mim!
Mas nessa época gosto muito de aquecer a barriga no fogão e preparar coisinhas gostosas e rápidas para o jantar. 
Pensando nisso, nessa semana postarei algumas receitas de sopas e caldos deliciosos e lights também!

Como o metabolismo fica mais lento no final do dia, não precisamos de tanta energia para funcionar e o ideal é fazer sempre refeições leves e pouco calóricas. A substituição do jantar por sopas para manter a forma ou até mesmo perder peso é uma ótima opção nessa época.

Se a intenção é emagrecer, é possível substituir o almoço por sopas também, mas elas tem que ser mais completas com arroz ou macarrão integral, tubérculos, carnes magras, folhas e legumes. 

Evite receitas com queijos, creme de leite e carnes gordurosas, como bacon e calabresa e principalmente sopas prontas, que tem excesso de sódio (que aumentam a retenção de liquidos e o risco de pressão alta).

Inclua alimentos termogênicos, como gengibre, cúrcuma e óleo de coco, que auxiliam na aceleração do metabolismo. Porém quem tem dificuldade para dormir, não é aconselhável utiliza-los no jantar.

É normal a fome aumentar nos dias frios, e isso acontece porque o nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo ideal, em torno de 36 graus. A tendência a comer pão, queijo entre outras alternativas mais calóricas é comum, porém vc pode evitar é inserir a sopa em suas noites frias para ajudar a controlar a temperatura e diminuir a sensação de fome.

Dica: para quem tem pouco tempo para se dedicar na cozinha, o ideal é fazer a sopa e congelar em pequenas porções. O tempo ideal para manter a sopa congelada, varia de acordo com os ingredientes utilizados, mas varia entre 1 e 4 meses.

Que tal manter o corpitcho aquecido e ainda manter a forma?! Vamos a primeira receitinha que farei hoje a noite e vou postar o resultado no meu instagram (fabialopest) e no facebook (Fabia Lopes Tomasiello), acompanhem por lá também e me mandem fotos se fizerem!! bjs bjs





SOPA DE ABÓBORA CABOTIÁ 

(abóbora japonesa)

Além de ter pouquíssimas calorias (100 g = 40 cal), a abóbora é rica em cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.

Ingredientes:
400g de abóbora cabotiá ou outra
1/2 cebola picada
500 ml de água
1 pedaço de 5cm de gengibre, se gostar
sal e pimenta do reino à gosto
salsinha picada
Coloque todos os ingredientes, menos a salsinha, para ferver e até amolecer a abóbora. Quando amolecer bata tudo em um liquidificador e está pronta sua sopa, super nutritiva e light! Acrescente a salsinha ao servir.
Se quiser uma consistência mais cremosa, deixe ferver um pouco mais até a água reduzir, ou acrescente 1 colher (sopa) de requeijão light quando a sopa estiver pronta ou 1 iogurte desnatado s/açucar.
Dica p/ descascar a abóbora: lave bem a casca da abóbora e coloque-a em uma panela grande, com uns 3 dedos de água, com a casca virada para baixo e leve ao fogo até ferver. Assim que a casca estiver macia (aprox. 10 minutos), tire e descasque com mais facilidade. A água do cozimento pode ser reaproveitada para a sopa, desde que a abóbora tenha sido muito bem lavada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crème Patissière (Creme de confeiteiro) - receita Le Cordon Bleu

PÃO CIABATTA e a farinha 00

Cestinhas de Parma com camembert